O bloco Fuzuê abriu o primeiro dia oficial de festas do pré-carnaval de Salvador, na tarde deste sábado (15), no circuito Orlando Tapajós, entre os bairros de Ondina e Barra. A quinta edição do evento foi acompanhada por cerca de 800 mil pessoas, segundo informações da prefeitura de Salvador, que viram a apresentação de mais de 35 atrações.
Os foliões capricharam nas fantasias e tomaram o circuito Orlando Tapajós, com concentração em Ondina, na frente do Clube Espanhol, e percurso da Barra até o Farol. Os super-heróis chegaram com força total na preferência dos foliões, mas representantes da cultura regional, especialmente da região do recôncavo baiano, também deram protagonismo ao evento.
O objetivo da festa é relembrar os antigos carnavais de rua. Entre os foliões, muitas crianças. Por volta das 16h, o primeiro grupo a entrar no circuito foi o Bike Fuzuê. Presente nas cinco edições do evento, Adelmo Barreiro creditou ao calor a pouca adesão inicial dos companheiros, mas garantiu alegria por todo percurso.
“Senti falta de alguns amigos, que deve ser por conta desse calor, mas estou na festa em todos os anos e posso garantir que alegria não vai faltar nesse ano”, disse o ciclista, fantasiado de policial.
Já Osiwagner e a namorada vieram de noivo e noiva ciclista.
Tio Paulinho arrastando a criançada veio logo depois com muitas fantasias de personagens infantis. O Presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, comemorou o grande número de famílias na rua.
“É um abre de carnaval da família. Ficamos muito contentes de tantas famílias participando, as crianças, esse colorido. Tudo isso confirma que o Fuzuê é um projeto de muito sucesso”, comemorou.
Em seguida, foi a vez da capoeira entrar no circuito com jovens e crianças.
“Para nós, o Fuzuê é a oportunidade que a gente tem de mostrar o trabalho feito nas nossas comunidades, que é feito o ano todo. Como não temos espaço no carnaval, aqui a gente mostra tudo que é feito na nossa associação, com capoeira, maculelê e tudo mais”, diz professora Claudia, da Associação Cultural Capoeira Mangangá.
Vindos de Cairu, no interior do estado, o grupo de caretas mostrou que é possível fazer festa de diversas formas. Congada, maracatu e ritmos tradicionais do recôncavo baiano aos poucos foram pedindo passagem. Pierrôs e colombinas a todo instante ditavam o ritmo da folia.
A folia baiana seguiu sem espaço para rivalidades. Super-heróis da Marvel e DC chegaram juntos para loucura das crianças com Hulk, Capitão América, Super-Homem, Batman, Robbin e Mulher Maravilha. Da Boca do Rio, bairro de Salvador, dona Sui Ribeiro trouxe a Companhia de Dança de Folguedo, trazendo os folguedos de burrinha, de tradição portuguesa, além de dança afro.
“O carnaval da Bahia é muito mais que o trio elétrico. E aqui no Fuzuê mostramos todas as nossas culturas de origens diversas. Esse é nosso quinto ano, com esse grupo que existe desde 1995”, contou à reportagem.
Patrimônio da cultura baiana, Dona Rita da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres não podia ficar de fora. Enquanto dançava, ainda achava disposição para dar coordenadas aos participantes de primeira viagem. Entre um grupo e outro da programação oficial, espaço para os blocos de amigos. Teve bloco das marinheiras, amigos do Jorge, amigos de Bau, bloco dos Batmans, e muito mais. Sempre com alegria e muito gingado.
Por volta das 18h, os últimos grupos foram iniciando os desfiles em direção à Barra. Mas o povo continuava a chegar, mantendo as ruas cheias nesse primeiro dia de pré-carnaval oficial em Salvador. No domingo (16), tem a festa de pré-carnaval Furdunço, também no circuito Orlando Tapajós. A festa começa às 15h e vai contar com atrações como Armandinho e os Irmãos Macedo, Gerônimo e BaianaSystem.
Fonte: G1/Bahia
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews