No sábado, 19/10, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro realizará o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todas as unidades de saúde. A programação será realizada das 8h às 16h. Cerca de 284 profissionais, das mais diversas áreas, estão envolvidos para atender a população durante o esquema especial.
“Pedimos que os pais e demais membros da família levem as crianças à unidade de saúde, com cartão de vacinação, para que sejam devidamente imunizados, ficando livres do sarampo”, enfatiza a prefeita Cláudia Oliveira.
Meta
A Rede de Frio, coordenada pela diretora Samarina Botelho, aponta que percentual estimado é imunizar 95% das crianças, que corresponde a 14.456 usuários, com público-alvo composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Sobre o Sarampo
O sarampo é uma previnível por meio da vacinação. É uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo. Os sintomas começam a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews