O Centro de Cultura de Porto Seguro foi reaberto com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do Secretário de Cultura Bruno Monteiro. Evento terá apresentações culturais do território.
Terceiro centro de cultura reformado entregue em menos de dois anos, o Centro de Cultura de Porto Seguro foi reaberto no último domingo 30.06, dia do aniversário da cidade. O evento realizado às 16h, teve as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Cultura Bruno Monteiro.
Foram investidos R$ 6.948 milhões em obras de requalificação do espaço que servirá de palco para a comunidade artística e cultural e toda a população de Porto Seguro e do território da Costa do Descobrimento. A cerimônia de reinauguração teve ampla programação cultural com shows, exposições e apresentações de diversos artistas e grupos culturais.
O Centro de Cultura de Porto Seguro é um dos mais importantes do território e foi completamente modernizado. O equipamento contou com obras de acessibilidade, de manutenção das instalações elétricas, do sistema de climatização e do sistema de prevenção e combate à incêndio, além da reforma da arquibancada e do espaço da roda de Capoeira.
“A entrega do Centro de Cultura de Porto Seguro totalmente requalificado e modernizado é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a Cultura da Bahia. Um equipamento cultural como esse fortalece e potencializa a Cultura no território, com um espaço público qualificado para produção artístico e cultural local, garantindo o acesso da população a diversas linguagens artísticas e manifestações culturais. Porto Seguro e o Território de Identidade da Costa do Descobrimento ganham um espaço novo para a promoção da cultura como importante vetor para o desenvolvimento local”, afirma o secretário Bruno Monteiro.
Também foram adquiridos novos e mais modernos equipamentos e mobiliários.
O Centro de Cultura de Porto Seguro é um dos 17 espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura do Estado em toda a Bahia, por meio da Diretoria de Espaços Culturais, órgão da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura. O Centro de Cultura de Porto Seguro foi inaugurado em março de 1986 e tem uma sala principal com palco italiano e plateia com capacidade para 300 pessoas, com acessibilidade. Também possui três salas multiuso, além de um foyer / galeria, um espaço para roda de Capoeira e um anfiteatro com arquibancada.
+1 Equipamento Cultural
Com a reabertura do Centro de Cultura de Porto Seguro, o governo do estado da Bahia entrega o terceiro Centro de Cultura totalmente reformado em menos de dois anos, com um investimento de mais de R$ 15 milhões.
Além do Centro de Cultura de Porto Seguro, foram reinaugurados o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, ambos em 2023. Outros equipamentos de cultura também foram reformados e entregues, como as bibliotecas Juracy Magalhães Junior, em Itaparica e em Salvador, além da sala pública de cinema Walter da Silveira, em Salvador.
O Teatro Castro Alves está passando pela maior reforma de sua história e será o teatro mais moderno do país. Outros centros de cultura também estão em reformas, como a Casa da Música, em Itapuã, e o Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, ambos em Salvador; o Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana; o Centro de Cultura de Guanambi; o Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença; o Centro Cultural de Alagoinhas e; o Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, também estão sendo reformados.
A Bahia terá ainda 23 CEUs da Cultura, equipamentos culturais com múltiplas possibilidades para fortalecer a produção e fruição artística e cultural em toda a Bahia.
Secom – Governo da Bahia
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews