A prefeitura de Porto Seguro, através da Superintendência Municipal de Cultura, realizou um evento comemorativo em honra a São João, Padroeiro de Trancoso, no dia 24 de junho. O evento, em parceria com a Igreja Católica e comunidade local, foi marcado pela junção da fé, cultura e tradição.
Na histórica ‘Igrejinha’ do mundialmente famoso ‘Quadrado Jesuítico’, foi celebrado o Tríduo presidido pelo Frei José Romão da Silva, que além de exaltar o sagrado, enalteceu a força da cultura popular. Quando o assunto é cultura, as bandas locais apresentaram a musicalidade mais envolvente da nação brasileira, o forró.
Devido a pandemia da Covid-19, a organização do evento, transformou o “Quadrado de São João Menino” em um cenário cinematográfico, com as apresentações transmitidas pelas Redes Sociais da Prefeitura de Porto Seguro e projetado na igreja. Uma das atrações projetadas e transmitida Ao VIVO, foi o tradicional “Samba de Couro”, uma das mais importantes manifestações culturais da humanidade, no qual traduz a alma de um povo e a mística de um dos lugares mais fascinantes da terra, Trancoso.
Durante o evento, aconteceu o hasteamento do mastro de São João, que hoje reina ao lado do mastro de São Brás e São Sebastião, ‘São João de Trancoso’ ainda que virtual, permitiu ao espectador uma imersão cultural valiosa no qual se fortaleceu a raiz originária de toda concepção histórica, cultural e social. Como presente para Trancoso, a Prefeitura de Porto Seguro, através da Superintendência de cultura, conduziu a imagem de São João Menino para ser restaurada em Salvador.
Fonte: Imprensananet.com
Por: Sara Zeba / CidadeAgoraNews