Guaratinga volta a receber mais uma edição da ultramaratona de ciclismo Brasil Ride Bahia, suspensa em 2020 devido a pandemia da Covid-19. A competição de mountain bike acontecerá de 07 a 13 de novembro. Os atletas passarão por várias etapas começando em Arraial D’ajuda (Porto Seguro), percorrem as belezas naturais de Guaratinga durante quatro dias e retornam para o litoral.
O evento terá total apoio da Prefeitura de Guaratinga e da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. Para a prefeita Marlene Dantas, essa parceria é uma das formas de fomentar o ciclismo que tem atraído cada vez mais turistas e adeptos do esporte para conhecer a cidade.
“A Brasil Ride tem divulgado as riquezas naturais do nosso município como nossas montanhas, pedra, cachoeiras que era do conhecimento de poucos. Para os atletas que gostam de desafio, nossa Guaratinga tem trilhas encantadoras e de muita resistência. Venham conhecer nossa cidade, tenho certeza que vocês vão se encantar”, destacou Marlene.
O ciclismo conquistou o coração dos guaratinguenses, seja em busca por um esporte ou de uma vida mais saudável. “Atualmente contamos com vários grupos de ciclistas criados depois da chegada da Brasil Ride à Guaratinga. O contato e troca de experiência de muitos jovens com atletas profissionais em sua própria cidade despertou e continua despertando o interesse pelo esporte, ao ponto de estar crescendo a participação de representantes de Guaratinga em competições de ciclismo pela região”, relatou Elisângela Ramos, a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
Disputada sempre em equipes, a Brasil Ride tem categorias como a OPEN, FEMININA, MISTA, MASTER (nenhum atleta com menos de 40 anos na categoria Master), GRANDMASTER (nenhum atleta com menos de 50 anos), NELORE (acima de 90kg), CORPORATIVA (3 integrantes com no mínimo 35 anos e a soma das idades igual ou superior a 115 anos) e IRON RIDER.
Cada dia de prova tem em média 80 a 100 quilômetros do mais puro mountain bike e a estrutura disponibilizada pela organização, comparada apenas às maiores ultramaratonas do mundo, fornece aos competidores tudo o que é necessário; pontos de hidratação, alimentação, acampamento, suporte técnico e suporte médico enquanto os atletas se preocupam somente com o que mais gostam de fazer, pedalar.
O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar. Mais informações no site www.brasilride.com.br. Confira abaixo as datas e as localizações de cada etapa.
Etapas:
1ª ETAPA 07/11/2021: Arraial d’Ajuda
2ª ETAPA 08/11/2021: Arraial d’Ajuda a Guaratinga
3ª ETAPA 09/11/2021: Guaratinga
4ª ETAPA 10/11/2021: Guaratinga
5ª ETAPA 11/11/2021: Guaratinga a Arraial d’Ajuda
6ª ETAPA 12/11/2021: Arraial d’Ajuda
7ª ETAPA 13/11/2021: Arraial d’Ajuda
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Guaratinga
Por – Sara Zeba/CidadeAgoraNews