O Cemitério da Saudade em Eunápolis é o retrato do abandono e sinônimo do descaso da administração municipal. Criado há mais de três décadas, entre os Bairro do Juca Rosa e a Sapucaieira, o local foi expandido para atender à demanda, mas não recebeu nenhum investimento em infra estrutura.
Não há sinalização, o mato cresce e se espalha entre as covas e jazigos. Como não há sequer uma única lâmpada no local, a escuridão deixa um clima de insegurança ainda maior para quem mora próximo ao cemitério. Ambiente propício para ação de vândalos e criminosos, disse um morador que preferiu não se identificar. Ele ainda alertou: “Covas ficam previamente abertas para as necessidades de última hora. Um perigo para quem tem que andar aqui à noite”
Com a pandemia é recorrente a necessidade de sepultamentos no período da noite, para atender aos protocolos das autoridades de saúde.
A reportagem do Cidade Agora News esteve no local e constatou o estado de abandono do lugar que deveria oferecer um mínimo de “bem estar” aos parentes que vão sepultar os entes queridos.
REFLEXO DA GESTÃO
O final do mandato do prefeito Robério Oliveira, em Eunápolis mostra bem porque o outrora líder político do ex-maior povoado do mundo, viu seu “poder” político ruir nos últimos anos. Derrotado por uma grande diferença de votos para Cordélia Torres, no último mês de novembro, o chefe do clã Oliveira também assistiu à derrota de seu grupo em Porto Seguro. Mas nada justifica o empresário que fez carreira política através da atividade de entretenimento, deixar a cidade entregue à sorte, comentou um cidadão que na noite anterior enterrou um parente no Cemitério.