O Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-5) anunciou neste sábado (28) que repassará R$10 milhões, referentes a um processo da Petrobras, para o combate do novo coronavírus. Conforme o órgão, metade da quantia será destina para a prefeitura de Salvador e a outra metade para o governo do estado.
A decisão foi da juíza Marília Sacramento da 6ª Vara do Trabalho de Salvador, após pedido do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA). A quantia já foi depositada em uma conta judicial.
De acordo com o TRT-5 , o recurso é destinado para a aquisição de insumos, aparelhamento ou aquisição de equipamentos (como ventiladores, respiradores, equipamentos de proteção individual -EPIs, máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas de procedimento, aventais hospitalares e óculos de proteção, e, ainda, antissépticos para higienização).
Além disso, tanto o governo do estado quanto a prefeitura da capital baiana poderá usar o dinheiro para garantir a empregabilidade e renda pela via da assistência social da população atingida.
O TRT-5 pontua, no entanto, que a verba não poderá ser usada para para pagamento de despesas de pessoal, despesas correntes e campanha publicitária, entre outros. E, que a Justiça do Trabalho deverá ser informada sobre a uso da quantia em até 15 dias após o empenho do recurso.
Até a sexta-feira (27), quando a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o último boletim, a Bahia tinha 123 casos confirmados do novo coronavírus. A pasta ainda informou que 1.240 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação.
Curva do coronavírus na Bahia
A Bahia registrou o centésimo caso de coronavírus 20 dias após notificar o primeiro paciente com a doença. O número representa a menor curva de contágio entre os estados que já passaram das 100 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. O Ceará registrou o crescimento mais rápido da doença. O estado, que possui o maior número de casos na região Nordeste, notificou o coronavírus pela primeira vez no último dia 15. Uma semana depois, já ultrapassava o número de cem pacientes.
Fonte: G1
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews