Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promoveu uma atividade no Curso de Formação para Ouvidores do Estado da Bahia, através da sua ouvidoria especializada. A proposta da oficina, realizada pela Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência/SJDH, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, é sensibilizar os servidores e contribuir com as discussões sobre o atendimento humanizado das Ouvidorias em todo o estado.
A equipe da Sudef levou atividades de reflexão e sensibilização para os Ouvidores presentes, através de dinâmicas sensoriais com cadeira de rodas; tapa olho; bengala para pessoas cegas – total e parcial –; além da prática de comunicação, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para pessoas surdas.
“As atividades sensoriais viabilizam o exercício da empatia e melhor reflexão e compreensão dos profissionais ouvidores em relação ao atendimento especializado para as pessoas com deficiência. É um momento para qualificarmos ainda mais o atendimento na ponta e assegurar que as pcd´s tenham suas demandas ouvidas e atendidas, através de um atendimento humanizado e qualificado”, explicou Luiz Araújo, assessor técnico da Sudef e Ouvidor especializado.
O Curso de Formação de Ouvidores é desenvolvido pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/SAEB), em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, e teve início em março. A Formação parte da necessidade de estabelecer um patamar mínimo de padronização da função, possibilitando um alinhamento no exercício cotidiano destes profissionais, permitindo a socialização de boas práticas e a melhor utilização dos instrumentos de ouvidoria atualmente disponíveis. A capacitação integra a Política de Valorização e Desenvolvimento do Servidor Público.
Ascom – Governo da Bahia
Por – Paulo Lima – CidadeAgoraNews