Na última terça-feira (13 de julho), o “Dia Internacional do Rock” foi comemorado durante a 7ª Edição do Festival de Rock Suburbano de Porto Seguro. Em formato de Live, o evento aconteceu das 14h00 às 22h00, no tradicional ponto de encontro dos fãs de rock de Porto Seguro, o Bar do Bardo, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, popularmente conhecida como Rua do Mangue.
A abertura a Live ficou por conta de Gynho Couto, que trouxe grandes clássicos do Rock n’ Roll. A música escolhida para iniciar a apresentação foi “What A Wonderful World”, clássica canção escrita por Bob Thiele e George David Weiss, gravada pela primeira vez na voz de Louis Armstrong e lançada em 1968.
Em sequência, a Banda Perceus representou o cenário underground, apresentando canções autorais e alguns covers, como a clássica “Smells Like Teen Spirit”, canção da banda Nirvana. Entre as apresentações, os artistas foram entrevistados pelo apresentador, contando um pouco da história das bandas e do cenário Rock n’ Roll da região. Em continuidade, o show ficou por conta de Mc Ralado, que trouxe grandes nomes do Rock Brasileiro, como Cazuza, Charlie Brown Jr., Mamonas Assassinas e outros.
A banda “Marcio Rocha & The Orestes” também representou o nome do Rock n’ Roll, trazendo músicas autoriais como “A Noitada”, “Você”, “Engravatado”, grandes sucesso da banda. A Live ainda contou com as seguintes atrações: Herica Paes, Áudio Box, Banda Êxodo, Banda Revolução, Banda Jupiter Maze.
Live
O evento, com 07 horas de puro rock, contou com o Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Comunicação. E, ainda, com o apoio da Checon Distribuidora, Octo Service, JR Hotel, Vipão Supermercados, Cerveja Terramalte, JL Eventos e Estruturas, Skema 1 Publicidade e Vídeo Produtora. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento seguiu todos os protocolos de segurança em saúde, como a disponibilização de Álcool 70%, controle de acesso e uso de máscaras de proteção.
Origem do Dia Mundial do Rock
Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal desses shows era conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia.
O evento contou com a presença de grandes artistas e bandas de rock n’ roll da época, como The Rolling Stones, Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen, Dire Straits, The Who, David Bowie, BB King, Scorpions, Paul McCartney, Eric Clapton, entre outros. O show foi transmitido ao vivo para diversos países, e durante o evento, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock n’ Roll.
Por – Sara Zeba/CidadeAgoraNews