Na manhã desta segunda-feira, 25, a equipe de saúde da Prefeitura de Porto Seguro, fez a segunda ação de vacinação contra o coronavirus em Aldeias Indígenas. Desta vez, foram contemplados os moradores da única tribo de um dos pontos turísticos mais conhecidos do País, o Arraial Dajuda.
O Cacique Ypê, 66 anos, primeiro Cacique da Aldeia Velha e o atual Cacique Tucum, foram os primeiros a receber as doses. Esta comunidade Indígna foi formada em 1993 oficialmente reconhecida em 1998, com remanescentes da Aldeia Barra Velha, considerada a mãe das 17 tribos pataxós da Extremo Sul.
Ano passado 6 índios foram contaminados e uma mulher não indigena, esposa de um índio, morreu com vírus.
Na aldeia vivem hoje cerca de 460 famílias. Está primeira etapa, metade da comunidade vai receber a primeira dose. E a prefeitura espera receber novo lote de vacinas para programar a segunda etapa.
O vereador Vinícius Parracho, representante do Arraial, destacou a agilidade da Prefeitura no cronograma de vacinação. A presidente da Câmara, Ariana Prates, que também participou da solenidade, destacou o bom planejamento da equipe de Saúde essencial para agilzar o processo de vacinação, tão importante para superar o momento difíl por qual todos passam.
A Secretária dra. Raíssa Soares enfatizou que o momento é de muita alegria com a chegada das Vacinas. “É preciso usar as ferramentas que temos para enfrentar este inimigo perigoso. É claro que surgem dúvidas, quando se lida com o desconhecido, mas se houve a liberação pelas autoridades competentes, temos que repeitar e garantir que nossa população seja contemplada” comentou a Secretaria. Ela resssaltou ainda que a populaão não pode abrir mão do protocolo de higienização e do tratamento precoce, enquanto não chega a vacina para todos.