Além de lideranças indígenas, a reunião contou com 03 representantes da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, a Procuradora Federal, Drª Lívia Gonçalves, e dos servidores Lucas Clímaco e Diltlhey Sales. Durante seu pronunciamento, a Procuradora destacou a importância da gestão municipal, IPHAN e lideranças indígenas na construção de um diálogo com ações que contemple dos índios na requalificação da área entre a Praia da Ponta Grande até a Praia do Mutá.
Em resumo, a fala da Procuradora Federal destaca a importância do diálogo sobre as demandas e cobranças das lideranças indígenas, as quais, construíram um importante relacionamento entre o Poder Público Municipal e o IPHAN, uma oportunidade que não se pode perder. Com reuniões já realizadas, o Patrimônio Histórico pontuou que, mediante os critérios preestabelecidos, existe a real possibilidade não só da contemplação da Requalificação, mais também a oportunidade de menor custo e exposição da sua cultura com cabanas no estilo arquitetônico indígena.
A antecipação do município através de reuniões entre lideranças indígenas, IPHAN e FUNAI, pretende corrigir o erro cometido pela gestão anterior que excluiu os índios da Requalificação da Orla Norte.
“Para o prefeito Jânio Natal, a inclusão de cabanas indígenas na Requalificação da Orla Norte é uma prioridade, para isso, nós, Secretaria de Serviços Púbicos e Procuradoria Geral, Meio Ambiente estamos nos antecipando às ações dos órgãos federais. Com o reconhecimento das lideranças que no local existe erros cometidos baseado no mediante o Regimento Interno do Conselho dos Caciques da Ponta Grande, acreditamos que juntos construiremos uma solução para toda esta problemática”, destacou o secretário Luciano Alves.
Dentre caciques, pajé e lideranças indígenas, participaram da reunião os Caciques, Fred (Mirapé), Tucum Pataxó (Novos Guerreiros), Sinaldo (Nova Coroa), Siratã (Reserva da Jaqueira), o vice-cacique, Fábio (Novos Guerreiros), Joary (Instituto Pataxó Etnoturismo), Carajás, (Vice-presidente do Conselho de Cacique Regional de Caciques), Saningo Pataxó (Representante da Apoeme) e Kely, (Liderança da Aldeia Coroa Vermelha).
Fonte: Imprensananet.com
Por – Cleomar Alves / CidadeAgoraNews