O Livreiro Porto Seguro, tradicional ponto de encontro dos amantes da leitura, foi palco de lançamento da obra “A Raposa e Seu Filhote”, primeiro livro da escritora infantil, Greicielly Valiense. O evento, uma badalada ‘Noite de Autógrafos’ foi realizado na noite da última quinta-feira 31/10, e contou com as presenças ilustres do escritor, Roberto Martins, da escritora, Rose Marie Galvão e do escritor João Carleone Filho.
Com apresentação de Mázara Schutz o evento ganhou um ‘tom lúdico’, atraindo assim a atenção do público presente, especialmente da garotada. Mázara destacou a importância da leitura na educação e formação de crianças e jovens e fez um breve resumo da história ‘A Raposa e Seu Filhote’.
Visivelmente emocionada em seu pronunciamento, a escritora Greicielly Valiense destacou o empenho e dedicação na construção e e realização do sonho de escrever;
“Gente, este livro foi inspirado nos meus filhos, em mim e no meu marido… Foi uma dedicação imensa, esta obra faz me lembrar da minha infância, onde eu lia muitos livros, entretanto, por um tempo fique sem ler, ao retornar às leituras percebi que ali estava meu caminho. Eu espero que todas as crianças possam parar ou diminuir o uso do celular, tablet e computador e voltem a ler”, destacou Greicielly.
O livro ‘A Raposa e Seu Filhote’, conta a história de uma pequena aventura, mas, também de uma tragédia, entretanto uma história contada de uma forma tão leve, tão suave, que conseguimos entender que mesmo diante de uma tragédia e da adversidades, existe alegria, existe vida.
“Livros, livros, livros… são os livros que fazem o povo pensar! É fundamental que as crianças tenham acesso aos livros. Ficam dizendo que as crianças de hoje não mais gostam de livros, uma inverdade na qual podemos notar através das inumeras crianças que procuram a biblioteca municipal. Na realidade, falta insentivo, falta a compreenção e dedicação da família em dar prioridade à educação de seus filhos, retirando as ‘telas’ e apresentado a eles, os livros”, destacou o escritor João Carleone Filho, presidente da Academia Portosegurense de Letras.
Escritor respeitado e experiente, Roberto Martins exautou a importância do surgimento de novos escritores;
“Gracielly, você está de parabéns, eu já comprei o seu livro e vou ler, entretanto, vou levar para meu neto! Todos nós presisamos entender que nossas crianças e nossos jovem devem ler cada vez mais. Hoje, temos o previlégio que presenciar o nascimento de mais um importante mebro da literatura portosegurense, parabéns pelo seu belíssimo trabalho”, destacou o experiente escritor Roberto Martins.
A escritora e jornalista Rose Marie Galvão, autora do livro, ‘Cova da Moça – História do Crime Que Virou Lenda’, também destacou a importância da leitura desde a primeira infância;
“Estou aqui a convite de Roberto Martins, porque tenho aprendido com ele, essa solidariedade de participar de momentos como estes, como disse nossa apresentadora, precisamos incentivar a leitura e os novos escritores. Parabéns Gracielly pela sua iniciativa, nada melhor que histórias infantis para colocar a criançada no mundo da leitura, saiba que este passo inicial é um grande passo, o caminho de muito sucesso”, afirmou a escritora, Rose Marie Galvão.
Parceria e Incentivo
Parceiro, companheiro, empresário e incentivador, o esposo Bruno Costa, destacou a importância da leitura na vida das crianças. Segundo Bruno, insintivar a leitura desde a alfabetização, é um passo essencial e de suma importância para transformar a juventude em adultos de sucesso.
“A literatura infantil faz parte de nossas vidas, todas as nossas crianças que passaram pela alfabetização, em algum momento passou por um livro infantil. Quando minha esposa decidiu ser uma escritora infantil, jamais poderia deixar de apoia-la, sabemos que o Brasil não é um país de leitores, mais a Greicielly Valiense luta para mudar esta realidade e transformar o Brasil em um país de leitores sim, luta para as crianças nossas crianças comecem a ler desde o início”, enfatizou Bruno.
O Livreiro de Porto Seguro
Criado em 2012 pelo casal paulistano, a Srª Aída Mendes e o Srº José Maria, o Livreiro Porto Seguro é um ‘Sebo’, ‘Café’ e também uma ‘Estalegem’. O local é um tradiconal ponto de encontro de intelectuais, escritores e amantes da leitura. Com 12 anos de existência, O Livreiro de Porto Seguro possui um enorme acervo literário, livro na sua maioria usados, entretanto, também livro novos e recentemente lançados no próprio espaço, tais como, ‘Os Clavinoteiros de Belmonte’ (Roberto Martins), ‘Cova da Moça – História do Crime Que Virou Lenda (Rose Marie Galvão) e ‘A Raposa e Seu Filhote’ (Greicielly Valiense).
Fonte- Gutemberg Stolze / Imprensananet.com
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews