Giovani dos Santos e Cristiane Alves Silva venceram na manhã do último domingo (15/04) a edição 2018 da Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro, prova que reuniu cerca de dois mil corredores pela orla da cidade baiana. Giovani marcou 1h06min03, enquanto Cristiane precisou de 1h20min20 para alcançar o primeiro posto.
Pontualmente às 6h30 da manhã na Praça das Pitangueiras foi dada a largada para a disputa dos 21, dez e cinco quilômetros nas modalidades geral, indígenas e portadores de necessidades especiais. A temperatura estava na casa dos 23ºC e, logo após o tiro de partida, os participantes fizeram um percurso de ida e volta pela orla norte de Porto Seguro
Com pouco mais de uma hora de prova uma chuva rápida atingiu a região, fato que ajudou a refrescar os corredores e o público presentes. Giovani dos Santos, porém, completou os 21 quilômetros antes que São Pedro abrisse as torneiras celestiais e garantiu o título com 1h06min03, seguido por Adriano de Oliveira Silva (1h09min56) e Alequessandro Paula da Silva (1h10min08).
“Comecei a ditar o ritmo logo no início da prova e mantive até completar em primeiro”, relata Giovani. “Foi muito legal receber o carinho das pessoas, enquanto eu fazia o percurso de volta muita gente ainda estava indo em direção ao retorno e gritavam meu nome e me aplaudiam”, completa o mineiro de Natércia que na véspera da prova participou de um bate-papo com os inscritos. “Foi uma ótima troca de experiências. Pude contar um pouco da minha história e experiência no atletismo”, finaliza o corredor que não conseguiu experimentar o famoso Acarajé baiano. “Foi tudo muito corrido, mas fica para o ano que vem”.
Entre as mulheres, Cristiane Alves Silva não teve dificuldades para vencer em 1h20min20, seguida por Eliane Costa de Jesus (1h27min39) e Tatiane Pereira de Souza (1h28min39). “Gostei muito da prova, a organização foi perfeita. O percurso estava bem sinalizado, não faltou água em nenhum momento e achei legal que os staffs davam água na nossa mão”, conta a campeã que teve que acelerar logo de cara para garantir o primeiro lugar. “Larguei atrás, junto com o povão, saí devagar, mas logo consegui apertar para alcançar as outras meninas”. Baiana de Vitória da Conquista, Cristiane e o marido se planejaram desde o começo do ano para correr a Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro. “Fazia mais de 15 anos que eu não voltava para a Bahia. Achei que eu fosse sentir o calor, mas foi tranquilo”, ressalta a fundista que atualmente mora em Santo André (SP).
Segundo os organizadores, a prova foi um sucesso e eles já planejam melhorias para o ano que vem. “Esse ano adiantamos em meia hora a largada em relação a 2017 para evitar o calor forte e estamos avaliando a possibilidade de largarmos às 6h ano que vem”, comenta Murilo Coelho, diretor da Vida Sport. “A Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro foi excelente, tivemos inscritos de todo o Brasil e todos com quem conversamos adoraram o evento e muitos planejam retornar”, completa o dirigente.
A Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro ofereceu uma premiação total de 18 mil reais, dividida igualmente entre homens e mulheres de diversas categorias. Para conferir os resultados completos acesse o site oficial da prova: www.meiamaratonadeportoseguro.com.br
A Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro tem patrocínio de Ondas Praia Resort, Mastter Distribuidora, Chocosul Distribuidora, CampoSanto Cemitério Parque de Eunápolis e apoio da Prefeitura de Porto Seguro e Governo do Estado da Bahia. A realização é da Vida Sport.
Ascom – Vida Sport
Por: Paulo Lima – CidadeAgoraNews