Na manhã deste dia 02 de Julho – marco da celebração da Independência da Bahia – a Sociedade Filarmônica 02 de Julho realizou um desfile em Porto Seguro. Demais regiões da Bahia também prestaram homenagem à Independência.
Em Salvador, o ato simbólico, no Largo da Lapinha, celebrou os 198 anos de luta dos baianos. Durante o ato solene em comemoração à Independência da Bahia, o governador Rui Costa (PT) reverenciou os valores de luta do povo baiano e agradeceu aos prefeitos e prefeitas baianos pelo empenho para conter o avanço da Covid-19 no estado.
A Independência da Bahia, também chamada de “Independência do Brasil” pelos baianos, foi um movimento que se iniciou em 19 de fevereiro de 1822 e terminou no dia 02 de julho de 1823 com a inserção da então província na unidade nacional brasileira, consolidando a Independência do Brasil. No dia 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas que resistiam fugiram pela Baía de Todos os Santos. E foi assim que o Brasil se libertou definitivamente do domínio de Portugal.
Por – Sara Zeba / CidadeAgoraNews