Seguindo a orientação do prefeito Jânio Natal, reunião entre secretarias municipais de governo e líderes indígenas discute políticas públicas nas aldeias. Realizada na manhã desta terça-feira 01/06, na sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a reunião transcorreu de forma harmônica, um diálogo direto no qual foram anunciados serviços importantes para todas as 21 aldeias da Terra Mãe do Brasil.
Representantes do poder público municipal
Participaram da reunião, os secretários, Luciano Alves (Serviços Públicos), Pastor João Portela (Assistência Social), Dilza Reis (Educação), Hélio de Paula (Esportes), o advogado Drº Alan Souza, representando a secretaria de Turismo e representando a Superintendência de Cultura.
Representantes indígenas
Juari Pataxó (Instituto Pataxó Etinoturismo), Os caciques, Siratã Pataxó (Aldeia Reserva da Jaqueira), Fred (Aldeia Mirapé), Dasdores (Aldeia Juerana), Ytxamoni (Aldeia Itapororoca) e Tukum Pataxó (Aldeia Novos Guerreiros).
Educação
Em tempos de pandemia, a educação é áreas mais atingida dento do contexto administrativo, uma vez que é a maior pasta em demandas, seja na parte operacional, administrativa ou didática. Quando no referimos a educação nas aldeias, essa complexidade aumenta, entretanto, a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações que a coloca em destaque em relação aos demais município.
“Hoje estamos concluindo 100% de vacinação nos profissionais de educação da rede municipal, estadual e federal, sabemos que os indígenas já foram imunizados 100%. Isso nos permitiria começar as aulas presenciais nas aldeias, entretanto, por conta do descaso da gestão anterior todas as escolas indígenas precisam de intervenção IMEDIATA, algumas teremos que derrubar e construir do zero”, destacou a secretária Dilza Reis.
A boa notícia é que, a secretária informou que a Secretaria de Obras já liberou o início das obras e deve entregar todas as reformas e construções em agosto, mês no qual já está previsto o início das aulas presenciais nas aldeias. Dilza também informou sobre os 5 mil Kit da merenda Escolar, que, ao contrário dos demais municípios, não serão entregue por família, e sim por cada aluno matriculado, ou seja, quem tem um filho matriculado recebe 01 kit, mais quem tem 5 filhos recebe 5 kits.
“Gostaria de informar aos líderes aqui presentes que, por determinação do prefeito Jânio Natal, toda a mão de obra que será utilizada nas reformas e construção de escolas nas comunidades indígenas, serão contratada dentro das aldeias. A partir de agora, será montada uma comissão entre vocês, as quais estarão em sintonia com a Superintendência indígenas (Orla Norte e Orla Sul), para discutir suas demandas diretamente com as secretarias aqui representadas”, afirmou o secretário Luciano Alves.
Saúde
Para melhorar o tempo de resposta das demandas e ações da secretaria de saúde com a comunidade indígena, ficou acordado o início imediato do recadastramento do Cartão Sus e CadÙnico e atualização do programa Bolsa Família em todas as Aldeias da Terra Mãe do Brasil. Somente com estes cadastros atualizados, o município pode atuar de forma mais direta e eficaz, uma vez que a arrecadação federal utiliza estes dados como parâmetros para o aporte financeiro aos municípios.
Assistência Social
O Secretário de Assistência Social, Pastor João Portela, destacou a importância de manter os referidos dados atualizados, seja para a aquisição EMERGENCIAL de cestas básicas, kit de enxoval ou para participar do programa PAA. “Além dos serviços emergenciais, CRAS e CREAS, nossa pasta está apita a oferecer cursos de capacitação técnica e educacional dentro das aldeias. Já o CRAM, é um serviço essencial no apoio à família, devido à violência contra a mulher, problemas com álcool e até drogas”, enfatizou João Portela.
Cultura e Esporte
Durante a reunião, o advogado Drº Alan Souza destacou o empenho da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura no reconhecimento das Aldeias como Espaço Cultural. No esporte, o secretário Hélio de Paula destacou a importância e destaque do esporte na administração Jânio Natal, bem como a orientação do prefeito para que a Secretaria Municipal de Esporte oferte o apoio necessário na realização de atividades esportivas indígenas, tanto masculina, quanto feminina.
Fonte: Imprensananet.com
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews