Fruto da parceria entre a Terra Mãe do Brasil e o Governo Federal, na última sexta-feira 07/05, o Ministério da Cidadania entregou um novo equipamento ao município de Porto Seguro. O ‘MOBSUAS’, veículo que foi entregue em Salvador ao prefeito Jânio Natal, é um micro-ônibus destinado ao atendimento dos usuários dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O veículo que já se encontra em Porto Seguro, deve integrar o projeto de atendimento itinerante idealizado pelo secretário municipal de assistência social, Pastor João Portela. Na prática, equipes de atendimentos de diversas áreas da secretaria de assistência social, juntamente com o apoio de outras secretarias, irão levar serviços e atendimento aos moradores de distritos, zona rural e comunidades indígenas distantes da sede.
MOB-Suas garante inclusão social e cidadania para usuários da rede
A Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social – MOB-Suas, nomenclatura dada aos carros e micro-ônibus da Assistência Social, prevista na Portaria MDS 2.600/2018, visa, por meio da entrega de veículos a estados e municípios, aprimorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios, em especial:
- Famílias cadastradas no Cadastro Único;
- Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
- Gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social;
- Idosos e pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC; e
- Pessoas em situação de rua.
A entrega dos veículos representa uma inovação ao garantir o atendimento socioassistencial de modo proativo, protetivo e preventivo, assegurando o acesso a direitos e proporcionando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelo público da Assistência Social. Dessa maneira, promove-se o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo desses indivíduos.
Fonte: Imprensananet.com
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews