Neste sábado, 2/5, a Superintendência de Fiscalização em Vias Públicas recebeu ligação de comerciantes do Complexo Frei Calixto, com funcionamento reduzido e atendimento conforme procedimentos de higienização, denunciando que vários barraqueiros estavam trabalhando de forma irregular, desobedecendo todas as medidas preconizadas nos decretos municipais voltados a prevenção ao Covid – 19.
Diante disso e com as fotos recebidas que comprovavam a infração, equipes de fiscalização do Trânsito e Serviços Públicos, Guarda Civil, Fiscalização Ambiental e Polícia Militar foram acionadas para realizar monitoramento pontual. A ação foi realizada nesta tarde, com concentração na Praça da Caixa D’agua, e, mediante a movimentação da fiscalização, os barraqueiros desmontaram e recolheram seus pertences, sem a necessidade de registro de ocorrência oficial.
No entanto, o superintendente de Fiscalização de Via Públicas, Josedam Nicácio, coordenador desta fiscalização, disse que os locais na cidade em que há mais infrações são nos bairros Paraguai e Complexo Frei Calixto, o que significa um sério risco de contágio do Coronavírus. “Continuamos fiscalizando o comércio e orientando a população que o mais seguro é evitar sair de casa e que em necessidade de circular, devem usar máscaras e esterilizar as mãos com álcool gel 70%”, disse Josedan, informando que a equipe está todos os dias nas ruas fazendo este trabalho.
As praças e avenidas centrais da cidade, bairros Vila Valdete, Mirante, Cambolo, Campinho, Paraguai e Frei Calixto estão com rondas de fiscalização efetivas. Nos distritos de Vera Cruz, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Pindorama acontece uma vez por semana. Outros locais pontuais onde as equipes têm atuado é junto às filas para entrar na agência da Caixa Econômica e em casas lotéricas, pois quanto maior a concentração de pessoas, mais risco há. “A máscara virou acessório indispensável e cada pessoa tem que ter a sua, é o ato mais seguro para se proteger”, afirma o secretário de Trânsito e Serviços Públicos, Fábio Costa.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Por – Paulo Lima / CidadeAgoraNews