O Brasil foi um dos 180 países que realizou a 4º edição da maior ação cívica mundial – “World Cleanup Day”. No dia 18 de setembro, a campanha World Cleanup day – Dia Mundial da Limpeza, promoveu mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias.

O Dia Mundial da Limpeza foi celebrado com importante ação de limpeza nas praias da Orla Norte e do Sul de Porto Seguro, fruto do empenho do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil em Porto Seguro e comunidade.
O secretário de Meio Ambiente, acompanhado do CMDT da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil – em Porto Seguro, Bruno Faria; vereador, Vinícius Parracho; secretários municipais, servidores públicos, representantes do Plogging e voluntários, deu start ao mutirão iniciando pela Boca da Barra, seguindo pela praia de Itacimirim, Mundaí, Taperapuan e Ponta Grande. Simultaneamente, equipes municipais realizaram a limpeza em Arraial d’Ajuda e no Mutá.
Foram toneladas de lixo recolhidas, tais como sacolas de plástico, copos descartáveis, embalagens vazias, garrafas de vidro, chinelos de borracha, entre outros produtos poluentes, como a coleta de microlixo, como bitucas de cigarro, nas areias das praias. O objetivo é evitar futuros impactos ambientais na vida marinha, preservação das aves que sobrevoam o mar para pescar e balneabilidade da água.

“Esse material se não fosse descartado nas lixeiras ou recolhido iria da areia para o oceano, portanto, além do mutirão, a ação de limpeza e conscientização ambiental é contínua com diversas frentes de trabalho junto à comunidade, incentivando coleta seletiva, descarte adequado e comprometimento com o Meio Ambiente”, enfatiza, o secretário da pasta municipal de Meio Ambiente, Jânio Junior, informando que os voluntários também podem participar da campanha de separação de resíduos, dentro de sua própria casa e fazer o descarte ecologicamente correto nos Ecopontos e Drive-Thru.

Devido à pandemia que ainda atinge todo o planeta, a ação neste ano foi diferente, eis que, a limpeza de praias com grandes mutirões não foi realizada, entretanto, foram organizados pequenos grupos fechados nas praias.

Em Porto Seguro, as ações de limpeza aconteceram na orla norte, a saber: Praia do Centro, ponto de encontro na Praça das Pitangueiras; Praia Boca da Barra, ponto de encontro no Campo de Futebol de Areia na Orla Norte; Praia de Itacimirim, ponto de encontro, Barraca Manito Praia; Praia de Mundaí, ponto de encontro, Barraca Colher de Pau; Praia de Taperapuan, ponto de encontro, Cabana Malibú, Cabana Área beach, Barraca Kaiambá, Barraca do Gaúcho; Praia Ponta Grande, ponto de encontro, local onde era a antiga barraca do Restaurante Farol da Praia, atual ponto de ambulantes; e a Praia do Mutá, ponto de encontro, Barraca Macuco e Gino Restaurante, Grupo La Torre.
E também na orla sul, em Arraial d’Ajuda, saindo da Praia dos Pescadores às 7:30 até o Bar de Praia Sting, sendo que a triagem foi realizada na Praia da Pousada Canto da Alvorada. Houve também uma apresentação dos Drs. Alegria d’Ajuda e suas turmas às 10h da manhã no Palco do Sting Bar em Arraial d’Ajuda, e na parte da tarde no Drive-thru Ambiental, no Campo de Futebol de Areia, na Praia Boca da Barra, Orla Norte de Porto Seguro.

A Limpeza das Praias, em grupos fechados, foi realizada com todas as medidas de segurança, com uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), além disso foram seguidos todos os protocolos em saúde contra à Covid-19, com o uso de máscaras de proteção facial e uso de álcool.

E para tanto, no Dia Mundial da Limpeza, com o apoio da municipalidade, foi instalado um Drive-Thru AMBIENTAL no Campo de Futebol de Areia, na Praia Boca da Barra, em Porto Seguro. O espaço contou com a triagem do lixo recolhido das praias pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Projeto Coral Vivo e a triagem do Drive Thru com a participação do CIEPS – Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, do Instituto Nautilus e do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro.

Além disso, foram realizadas atividades de educação ambiental do Projeto Budiões e do Programa Despertar chamando atenção da comunidade para conservação da biodiversidade e impactos do lixo.

Bem como Exposição Didático sobre o Lixo Exótico Marinho coletado pelo Dr. Leonardo Morais da UFSB e Exposição Fotográfica “Onde o seu lixo vai parar!” – Fotografias do Impacto do Lixo na Vida Marinho-costeira em Porto Seguro e em diferentes lugares do mundo.
Foram oferecidas gratuitamente oficinas de artesanato em garrafas de vidro pela Reuso Criativo, ministrado por Deborah, arte em pneu ministrado por Luís Varanda, confecção de brinquedos com resíduos plásticos ministrado por Dione e oficina de compostagem ministrado pela Dra Lenir da UFSB. O evento contou também com a participação do COOEPS com exposição de utilização de resíduos pelo ensino fundamental.

Em Parceria com a Aquaplanet – Escola de Mergulho e o Instituto Nautilus houve ação de Limpeza Subaquática realizada no Recife de Fora por biólogos mergulhadores. Também foram instalados os Ecopontos por todo o município de Porto Seguro são eles: Sesc, Senac, Musicart, Clube da Amizade, Cooeps, Centro Espírita Porto da Paz, Reylux e Teleinfo.

O evento também contou com programação cultural com os músicos Yã Matos e Gynho Couto & Banda Axé Rock. No encerramento do Dia Mundial da Llimpeza, dia 18 de setembro de 2021, sábado, Gynho Couto & Banda Axé Rock alegraram os voluntários presentes após as 13:00hs.

No repertório de Gynho Couto, além de trazer Pink Floyd, Rod Stweart, Guns and Roses, Led Zeppelin, Beatles, músicas autorais também foram executadas como “Beijo, Beijo, Beijo” e o lançamento da música “Solidariedade”. A apresentação do lançamento da música “SOLIDARIEDADE” foi gravado em audio e vídeo e em breve será lançado o Clipe: SOLIDARIEDADE NO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA EM PORTO SEGURO – BA.

O evento também trouxe espaço para comunidade que trabalha com produtos ecológicos e sustentáveis. Por fim, será divulgado na semana seguinte as informações referente ao Dia Mundial da Limpeza e dados dos lixos obtidos através de videoconferência com a participação de personalidades envolvidas na ação.



Por – Sara Zeba/CidadeAgoraNews